CORPO E SAÚDE

CORPO E SAÚDE

COLUNAS ANTERIORES

Eberson Ferreira - 17:36 08/09/2017

5 erros que atrapalham a emagrecer

A obesidade tem sido umas das grandes preocupações dos estudiosos e cientistas, por ter se tornado uma doença que acarreta em vários problemas de saúde, inclusive problemas do coração, estudos mostram que quase metade da população brasileira está com sobrepeso e a má alimentação e o sedentarismo estão como principais causas. A incidência maior está entre os homens, e o acumulo de gordura abdominal e circunferência do mesmo está diretamente ligada a problemas cardíacos. Porém, se está querendo mudar um pouco sua realidade, e não consegue, talvez esteja cometendo alguns erros que atrapalham.                                                       

Primeiro, a figura do nutricionista e seu plano alimentar são cruciais no processo de emagrecimento, não pense que a dieta da "Lua", do "Sol", ou de "Marte" que você viu na internet vão resolver sua situação de maneira mais acelerada, isso não existe. O que você precisa é de rotina alimentar, da mesma forma que acorda, escova os dentes, e vai trabalhar rotineiramente, sua alimentação também precisa ter um cronograma diário.

Segundo, atividade física é de suma importância, não adianta apenas fazer dieta, ou apenas "treinar", os dois são aliados nesse processo, então não fique só em casa consumindo as calorias diárias e sem ter um gasto energético mais expressivo, que você só vai conseguir com a prática de atividade física diária, seja ela qual for.                                                                                                          

Terceiro, não eleja um vilão na sua dieta, não é o pão, a massa, ou o refrigerante que te engordam, e sim o excesso disso tudo, claro que, uma alimentação balanceada é o ideal para todos, mas vá com calma, radicalizar não é, e nunca será o ideal de qualidade vida, você pode emagrecer de maneira saudável, e da mesma maneira que você perderá peso rápido, vais ganhar mais ainda novamente.     

Quarto, não queira fazer três, quatro ou até mais tipos de atividade física, você pode escolher uma só e se dedicar ao extremo, pois é exatamente essa dedicação que vai fazer toda a diferença, e não confunda cansaço ou suor, com perda de peso, submeter-se a treinamentos pesados e desgastantes, não quer dizer que você vai perder mais peso ainda, por isso a figura do profissional de educação se faz importante nesse momento.                                                                                          

Quinto e último, evite fazer suas refeições fora da sua casa, e da mesma maneira não deixe as famosas "guloseimas" na geladeira, hora ou outra você pode cair em tentação, você pode preparar suas refeições e levar para o trabalho, para faculdade, entre outros lugares, isso não vergonhoso, o nome disso é foco e determinação.                                                                                            

No mais, pode ter certeza que te criticam você estando acima do peso, te criticam quando você decide mudar, e te criticam quando você alcança os objetivos que só você sabe quais são, por isso, guarde os elogios que te fazem bem e mantenha o foco, busque primeiramente resultados saudáveis, e os estéticos serão consequentes, seja exemplo para você mesmo e para os que estão ao seu redor.

AUTOR

Eberson Ferreira

Natural de Teresina-PI, filho adotivo de imperatriz- MA, professor de Educação Física por formação, graduado pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA, no ano de 2014, trabalho atualmente como Preparador Físico em uma academia, trabalho como Personal Trainer, colunista da Saúde em Revista e do Jornal Correio Popular

EDIÇÃO IMPRESSA