CORPO E SAÚDE

CORPO E SAÚDE

COLUNAS ANTERIORES

Eberson Ferreira - 15:02 09/02/2018

Suor e queima de calorias

Nosso consumo de calorias diárias é fundamental na definição do nosso peso corporal, tirando o fato do nosso corpo ter um percentual altíssimo de água, somamos a isso também o peso dos nossos ossos e músculos e de gorduras. Portanto, ao subir numa balança, conscientize-se de que talvez aquele quilo que você adquiriu, não represente apenas aquela guloseima que você comeu, nosso peso também pode variar bastante durante o decorrer do dia, dependendo da nossa rotina diária e principalmente nas mulheres em decorrência das variações hormonais constantes e no período menstrual principalmente, onde a oscilação do peso vai de um a três quilos. 

Mais a necessidade de gasto calórico é alusiva à todos nós, caso isso não acontecesse os níveis de obesidade da população seriam mais alarmantes ainda, e esses pequenos gastos diários acabam sendo cada vez mais escassos, uma parcela dessa culpa deve-se a modernidade, veículos cada vez mais evoluídos permitem o mínimo de esforço possível na hora de dirigir, elevadores te deslocam facilmente, controles remotos te permitem nem sair do lugar para realizar quaisquer tarefa dentro do conforto do seu lar. 

Mais uma mito muito comum aos praticantes de atividade física é que quanto maior o suor derramado, mais calorias gastas, consequentemente, mais perda de peso. Mais isso não funciona bem assim, o suor ocorre por que existe seu metabolismo acelera, ocorre aumento da temperatura corporal, e se próprio corpo tenta regular a temperatura e você perde apenas água e sair minerais, e na reidratação volta tudo ao normal e as gordurinhas permanecem no mesmo lugar. 

Fazendo uma comparação em relação à sudorese, em um espetáculo de música e dança, um artista chega a perder 3 a 4 quilos por apresentação, e ao final, basta que ingira água e algum tipo de isotônico que o peso praticamente volta ao normal.

Agora, alguns alertas podem ser dados sobre esse assunto, utilização de roupas que retenham calor são terminantemente proibidas, nosso corpo precisa suar e realizar suas devidas funções, suor frio e fraqueza durante a prática de exercícios físicos, pode representar hipoglicemia, ou seja, pouca reserva de glicose no sangue, e suor excessivo aliado a perda de peso rápida, também podem ser consequências de disfunção hormonais, como q tireoide, um medico endocrinologista deve ser consultado. 

Portanto, nada de querer chegar aos extremos do seu corpo na hora de se exercitar, treinos precisam ser funcionais, e não desgastantes demais, o que promove gasto calórico é o aumento do metabolismo muscular, por isso a importância de se praticar exercícios resistidos, ou musculação. 

Bons treinos a todos...

AUTOR

Eberson Ferreira

Natural de Teresina-PI, filho adotivo de imperatriz- MA, professor de Educação Física por formação, graduado pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA, no ano de 2014, trabalho atualmente como Preparador Físico em uma academia, trabalho como Personal Trainer, colunista da Saúde em Revista e do Jornal Correio Popular

EDIÇÃO IMPRESSA