CORPO E SAÚDE

CORPO E SAÚDE

COLUNAS ANTERIORES

Eberson Ferreira - 19:37 10/05/2018

Dúvidas dos leitores

Essa semana a coluna Corpo e Saúde é dedicada às dúvidas que meus leitores tem em relação a atividade física. Seguem algumas questões.

Pode falar sobre a importância do alongamento? As vezes acho que não é importante, mas estou toda dolorida, será que é pq não estou me alongando? Faz diferença? – Patrícia Falcão

Cara leitora, alongamento é uma das dúvidas mais recorrentes dos praticantes de atividade física no geral, inclusive já foi assunto aqui na coluna e muitos estudos já divergiram em relação ao assunto, mas, primeiramente, vamos esclarecer do que vamos falar.

Alongamento trata-se de uma maneira de distender e relaxar os músculos, e basicamente mantém ou melhora a flexibilidade, força e amplitude nos movimentos do indivíduo e pode ser feito todos os dias.

Comumente as pessoas alongam antes de iniciar uma prática esportiva e acreditam nisso como uma regra, porém, não é bem assim que funciona, alongar-se é de suma importância, e com a melhora da flexibilidade você consegue uma performance melhor nos seus treinos e pode até evitar que uma pessoa limitada nos movimentos, principalmente quem pratica musculação há muito tempo e com pouca angulação de movimento, consiga resultados positivos também.

Em algumas práticas esportivas como o Crossfit, a mobilidade que seria uma espécie de alongamento mais específico, acontece sempre depois do aquecimento, entretanto, é uma regra específica do esporte e não geral.

Em relação às dores depois do treino também é um mito, fazer alongamento não vai evitar que você sinta dor, o alongamento é importante, mas não caracteriza nenhum tipo de mudança em relação a dor ou fadiga que você possivelmente sinta depois dos treinos, agora, se você percebe que se sente melhor quando alonga antes do treinos ou até mesmo depois, e sente menos dores por consequência disso, pode continuar fazendo sem problemas, como sempre costumo afirmar, procure conhecer o seu corpo e seus limites e os sinais que ele te dá, isso é o mais importante.

Quantos segundos devo permanecer em cada posição de alongamento? E o alongamento vai me previnir de alguma lesão? – Letícia Silva

O tempo recomendado para que se permaneça em uma posição de alongamento é entre 10 a 20 segundos, mas em alguns casos como alongamento de posteriores da coxa, que causam muitas dores, talvez você consiga menos tempo, mas não preocupe, a rotina de alongamento vai te permitir suportar as dores por mais tempo, e é preciso manter essa rotina.

Já em relação a prevenção de lesão é outro mito, por muito tempo acreditou-se que isso era verdade, mas estudos recentes derrubaram essa máxima, alongamento não previne lesão e nem evita, alongue-se para se sentir bem, relaxado, e as consequências positivas você vai sentir com a progressão nos seus treinos.

Bons treinos a todos.

Para ter um contato mais direto comigo é só me seguir nas redes sociais!

facebook.com/ebersoncorposaude
instagram.com/@ebersoncorpoesaude

WhatsApp
99 99142-9578

AUTOR

Eberson Ferreira

Natural de Teresina-PI, filho adotivo de imperatriz- MA, professor de Educação Física por formação, graduado pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA, no ano de 2014, trabalho atualmente como Preparador Físico em uma academia, trabalho como Personal Trainer, colunista da Saúde em Revista e do Jornal Correio Popular

EDIÇÃO IMPRESSA