NA MARCA DO PÊNALTI

NA MARCA DO PÊNALTI

COLUNAS ANTERIORES

Carloto Junior - 10:07 15/07/2017

Imperatriz, 165 anos...

completados neste domingo (16). Uma cidade que se tornou uma metrópole e que cresceu em todos os sentidos. Desses 165 anos, vivenciei 26, já que cheguei aqui no início de 1989, mas passei 2 anos em Fortaleza (2004/05).

De lá pra cá muitas coisas aconteceram no esporte. Algumas para pior, muitas para melhor. Nesse período presenciei a reforma do estádio municipal Frei Epifânio (antes tinha, ainda, o D’Abadia), pequeno, acanhado, mas aconchegante e com grandes jogos. Com o novo estádio vieram as conquistas, com o Cavalo de Aço bicampeão estadual (2005/2015) e o JV Lideral (2009). Várias participações na Copa do Brasil, Brasileiro e uma Copa do Nordeste. Dois campeonatos estaduais decididos no Frei Epifânio. Em 2015, Imperatriz campeão em cima do Sampaio e neste ano, mesmo sem um time local na final, a decisão aconteceu entre Cordino x Sampaio, com o tricolor campeão.

Muitos falam que antes tínhamos time e não tínhamos estádio. Agora é o contrário. Será?

Vi também a reforma do Centro Esportivo Barjona Lobão, que era mais conhecido pelo Ginásio Fiqueninho e que hoje apresenta a Praça da Juventude com opções para várias modalidades esportivas, um dos mais modernos do estado do Maranhão. 

Imperatriz também apresentou vários destaques no esporte amador, como a seleção masculina de voleibol, tendo à frente o professor Getúlio Melo como treinador; a Fadinha do Skate, Raissa Leal, destaque até no Esporte Espetacular da TV Globo; equipes que representaram a cidade de Imperatriz na Copa São Paulo de Juniores; etapa do Kart na nova pista reformada para as provas com presença de grandes pilotos, entre eles Nelson Piquet, entre muitos outros destaques.

Imperatriz também já promoveu vários eventos esportivos nesses 165 anos, como os Jogos de Verão, que movimenta várias modalidades com centenas de atletas, além de várias modalidades esportivas na Praia do Cacau, com a tradicional Travessia do Rio Tocantins.

Imperatriz teve a honra de receber a Tocha Olímpica, maior símbolo dos Jogos Olímpicos no ano passado, evento que reuniu milhares de pessoas. Foi um evento que marcou a cidade, com divulgação a nível internacional.

Diante de tantos acontecimentos esportivos, só nos resta desejar que Imperatriz possa avançar cada vez mais. Que possamos crescer esportivamente, profissionalizando, de fato e de direito, as equipes representantes da nossa cidade nas competições de futebol; que possamos ter mais espaço físico para a prática esportiva e que eventos impactantes possam acontecer na cidade para que assim novos valores possam ser descobertos.

Feliz aniversário, Imperatriz!

AUTOR

Carloto Junior

Carloto Júnior, nascido em Pedreiras-Ma, residente em Imperatriz deste 1989. Blogueiro, Radialista, comentarista esportivo, apresentador de programa esportivo em Rádio e TV, com DRT nr 708. Filiado à ACLEM e ABRACE.

EDIÇÃO IMPRESSA