NA MARCA DO PÊNALTI

NA MARCA DO PÊNALTI

COLUNAS ANTERIORES

Carloto Junior - 15:59 15/05/2018

Coluna Na Marca do Pênalti...

Na Coluna de terça-feira...

citei achar estranho a rapidez da decisão do julgamento dos pedidos de anulação da pena de seis meses, por parte dos advogados do jogador Guerrero, e do pedido de aumento da pena pela Agência Mundial de Antidoping (WADA). O julgamento ocorreu no dia 3 de maio e a sentença no último dia 11. Pois bem, além dessa rapidez e da surpresa com a decisão, agora a Federação Internacional de Jogadores de Futebol profissional (FIFPro) divulgou um comunicado em defesa do atacante peruano Paolo Guerrero. A associação dos atletas pede reunião urgente com a FIFA para tentar reverter a punição que tirou o centroavante da Copa do Mundo da Rússia. O comunicado diz: "Fifpro considera a suspensão injusta e desproporcional e o exemplo mais recente de um Código Mundial Antidoping, que muitas vezes leva a sanções inadequadas, especialmente quando diz que não havia intenção de trapacear", informou a entidade que tem sede na Holanda.

Na segunda-feira...

a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) sentenciou Guerrero a 14 meses de suspensão pelo uso de benzoilecgonina. O Tribunal informou que o jogador testou positivo por ter tomado chá de coca. Também afirmou que ele não teve a intenção de se beneficiar, mas optou pela suspensão por considerar o atleta negligente. Guerrero já cumpriu seis meses de suspensão e, com essa nova decisão, só voltará a campo em 2019. Veja o que diz o comunicado sobre este ponto: "A FIFA e a Corte Arbitral do Esporte concordam que Guerrero não ingeriu a substância intencionalmente e que não tentou obter melhora de performance. Isso, desafia o senso comum de que ele deveria receber uma punição que é tão prejudicial para sua carreira", prosseguiu o comunicado. O comunicado finaliza pedindo à FIFA e a outras partes interessadas do futebol que "revisem imediatamente como mudar as regras antidoping no futebol, para que sirvam aos melhores interesses do jogo e protejam os direitos fundamentais dos jogadores."

O Sampaio...

começa, na noite desta quarta-feira, a decidir uma vaga para as semifinais da Copa do Nordeste com o Vitória-BA. O Tricolor, que estreia o técnico Roberto Fonseca, que substitui Francisco Diá, precisa fazer o dever de casa e vencer o representante baiano para ter a vantagem no jogo da volta. Vale lembrar que o Vitória tem somente a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. O gol fora de casa não serve como critério de desempate. Já o saldo de gol, sim, este é critério de desempate. Mais um motivador para o Sampaio vencer o jogo desta quarta e ter a vantagem no jogo da volta.

Ultrapassado o primeiro...

obstáculo (vitória sobre o Guarani de Juazeiro), o Cavalo de Aço começou a semana visando o segundo obstáculo, que é vencer o Belo Jardim, no sábado, às 19h, no estádio municipal Frei Epifânio da Abadia. O time tem uma semana cheia para realizar os treinamentos e aprimorar os principais fundamentos. Além disso, o Imperatriz não vai se desgastar com viagem, diferente do seu adversário, o que pode beneficiar o Cavalo de Aço. Caso conquiste a vitória, o Imperatriz elimina o Belo Jardim e vai disputar a primeira colocação com o América-RN, na última rodada. Só que antes de pensar no América, é preciso que os jogadores foquem no Belo Jardim, que é o próximo adversário. Outro detalhe muito importante é o torcedor cavalino, que precisa colocar a sua camisa, ir para o estádio e incentivar o time desde o início. No jogo com o Guarani, a torcida deixou a desejar.

AUTOR

Carloto Junior

Carloto Júnior, nascido em Pedreiras-Ma, residente em Imperatriz deste 1989. Blogueiro, Radialista, comentarista esportivo, apresentador de programa esportivo em Rádio e TV, com DRT nr 708. Filiado à ACLEM e ABRACE.

EDIÇÃO IMPRESSA