EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Stephanne Menezes (com informações da assessoria) - 11:11 12/06/2018

Estudantes do IFMA ganham troféus em Torneio Internacional de Robôs

As equipes compostas por estudantes do Campus de Açailândia e São Luís (Monte Castelo) ganharam seis troféus

As equipes do IFMA foram formadas por alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação e dos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletromecânica e Informática. (Foto: Divulgação)

Equipes formadas por estudantes de graduação e curso técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), dos campi Açailândia e São Luís (Monte Castelo), conquistaram seis troféus no Torneio Internacional de Robôs, que aconteceu entre os dias 06 e 09 de junho em São Paulo.

O torneio é composto por vários desafios que tem diferentes níveis de dificuldade. Foi a primeira vez que os estudantes participaram de uma competição desse nível. O Campus de Açailândia trouxe para casa o primeiro e o terceiro lugar em duas categorias do desafio “Viagem ao Centro da Terra” e segundo lugar no desafio “Resgate de alto nível”.

Lucas Sena, estudante do curso técnico integrado em Automação Industrial de Açailândia, contou como foi a preparação. “Tivemos que usar mais o nosso tempo livre para pensar em uma nova estrutura e uma nova lógica para que o robô pudesse concluir o desafio proposto”.

O Campus de Monte Castelo foi primeiro lugar no desafio “Resgate no Plano” e terceiro lugar nos desafios “Cabo de Guerra” e “Viagem ao Centro da Terra”.

O professor Brehme Dnapoli, orientador da delegação de Açailândia, destacou que os resultados são de um trabalho que vem sendo feito desde 2015. “Mais do que troféus, os maiores ganhos que a robótica educacional proporciona a eles são o desenvolvimento de diversas habilidades, o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criticidade”, enfatizou.

O Torneio Internacional de Robôs foi realizado no Centro Universitário ENIAC, em São Paulo. As equipes maranhenses foram selecionadas na etapa nacional, que aconteceu em Novembro de 2017, em São Luís. As equipes do IFMA foram formadas por alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação e dos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletromecânica e Informática.

EDIÇÃO IMPRESSA