EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Daniela Souza - 13:00 13/09/2018

‘Anos 30’: projeto escolar desenvolve atividades de História, Língua Portuguesa e Artes 

Durante a atividade, os estudantes vão poder conhecer os poetas, poetisas e músicos desse período dos anos de 1930

O projeto será aplicado nas três séries do Ensino Médio do Centro de Ensino Rio Amazonas, em João Lisboa. (Foto: Reprodução)

O Centro de Ensino Rio Amazonas, localizada no município de João Lisboa, irá desenvolver na próxima sexta-feira (14) uma atividade que envolve as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes, a partir das 13h30. Intitulado de “Poetizando os anos 30 envolvendo Língua Portuguesa, Artes e História do 1º ao 3º anos”, o projeto tem por objetivo produzir poemas, poesias e produção teatral envolvendo os temas históricos da década de 1930.  

A ação foi idealizada a partir da interdisciplinaridade e os turnos Matutino e Vespertino do Centro de Ensino Rio Amazonas. Assim, os temas abordados serão os mais marcantes em uma das décadas consideradas a mais interessante da história brasileira, a chamada ‘Década de Trinta’. 

Durante a atividade, os estudante vão poder conhecer os poetas, poetisas e músicos desse período. Para desenvolver a atividade, a metodologia aplicada permeia os campos da música e poesia como fontes histórico-literária. “A ideia é que o aluno perceba o momento histórico através da música, poesia e a analise como um todo, e também perceber a forma de expressão de ideia popular e suas linguagens, para fazer com ele reconheça sua influência na vida social, política e econômica do país”, destaca a professora Diana Pimentel, uma das coordenadoras do projeto.  

O projeto será aplicado nas três séries do Ensino Médio do Centro de Ensino Rio Amazonas, localizada em João Lisboa. De acordo com a professora Maria Natividade, a expectativa é que os alunos analisem os acontecimentos desde o período dos anos 30 até sua propagação na sociedade, sua influência social, política, econômica e ainda ideológica. 

“Os conteúdos são: Era Vargas-História; Poetas e poetisas (Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado,Vinicíus de Morais); O teatro e peças teatrais; Painel dos principais personagens da década de 30 e Arte urbana”, ressalta a professora. A atividade envolve a Secretaria municipal de Cultura de João Lisboa; Secretaria Municipal de Educação; Cia de Teatro Reivent’art. 

EDIÇÃO IMPRESSA